SUPER TRATAMENTO PARA CABELOS DANIFICADOS

by - 10:23

Depois que detonei meu cabelo fazendo várias químicas em um curto intervalo de tempo (não façam isso, sério rs) precisei recorrer aos mais variados tipos de produtos pra tentar devolver a saúde pros meus fios. Foram máscaras das mais caras às mais baratas, remédio para cachorro (para passar no cabelo, viu, não para tomar), leave-in, óleos, vinagre de maçã, ampolas, e por ai vai...

Com o passar dos dias o cabelo foi melhorando, já não estava mais tão elástico e a aparência dele estava melhor, mas as aulas na faculdade voltaram, a rotina ficou puxada e acabei relaxando um pouco nas hidratações, o que fez meu cabelo voltar a ficar muito embaraçado, seco nas pontas, espigado e quebrando MUITO. Foi ai que vi a necessidade de tirar um dia para fazer um tratamento potente nos fios.

Foi assim que fiz o tratamento:

1º passo – nutrir: a primeira coisa que eu fiz foi nutrir o cabelo, isso porque eu iria fazer uma reconstrução potente e queria prepará-lo, porque reconstrução por si só não deixa o cabelo macio e sedoso, a gente precisa estar com o cabelo nutrido antes da reconstrução e após ela fazer uma boa hidratação.

A nutrição que usei foi a mais prática que eu tinha em casa, uma umectação com óleo de coco. Com os cabelos secos mesmo, passei óleo de coco em todo comprimento do cabelo, em especial nas pontas, separei algumas mechas e enluvei. Depois é só deixar agir o maior tempo possível, se puder passar na noite anterior, ótimo! Assim você fica a noite toda com o óleo agindo nos cabelos e na manhã seguinte continua o tratamento.

Além da umectação com óleo de coco você também pode umectar com óleo de azeite ou qualquer outro óleo que você tenha em casa, o ideal é que ele seja 100% vegetal. Você também pode nutrir com máscara de nutrição e até potencializar ela com um pouco de óleo, mas preferi só a umectação por ser mais prático.

Depois de deixar o óleo por alguns minutos ou horas (repito, quanto mais tempo melhor, nesse dia deixei agir umas 2 horas e o efeito foi ótimo) é hora de tirar ele do cabelo. Nunca vou direto pro chuveiro passar o shampoo, porque pra tirar todo óleo a gente acaba usando muito produto e acaba fazendo um efeito contrário, ressecando o cabelo. Então eu sempre passo um creme bem levinho em todo cabelo, gosto de usar o yamasterol amarelo, passo bastante creme e deixo uns 10 minutos agindo, depois é são enxaguar com água e passar o shampoo uma vez. Assim o creme vai retirar o excesso de óleo sem ressecar o cabelo, e você termina de limpar ele com um pouco de shampoo.

2º passo – reconstruir: com os cabelos limpos é hora de fazer a reconstrução. Se o seu cabelo estiver muito danificado, não tem pra onde fugir: as máscaras reconstrutoras BOAS costumam ser caras, então pesquise bem e invista em uma máscara boa para você salvar logo seu cabelo (se você conhece uma máscara reconstrutora bem potente e barata me indique, por favor!). A que eu usei foi a Sensciense Inner Restore, misturei um pouco de queratina líquida e um pouco de glicopan pet (esse é o remédio de cachorro que falei, por ser rico em aminoácidos ele ajuda na reconstrução dos fios, mas é para passar só no comprimento, fuja da raiz e principalmente NÃO TOME), passei em todo comprimento e enluvei mecha por mecha. Deixei agir por 1 hora.

A reconstrução não tem a finalidade de deixar seu cabelo sedoso e macio, quem faz isso é a máscara de hidratação. O que a reconstrução faz é principalmente repor aminoácidos que seus fios perderam por conta de química, ela vai deixar seu cabelo mais encorpado e forte. Por isso depois da reconstrução é importante fazer uma boa hidratação, caso contrário seu cabelo não vai ficar com um aspecto bonito depois de seco.

3º passo – hidratação: para hidratar o cabelo usei uma máscara de hidratação que eu amo, a Yenzah Argan, e misturei um pouco de vinagre de maçã. O vinagre por ser ácido tem a finalidade de fechar as cutículas e dar brilho no cabelo. Você também pode adicionar bepantol liquido e glicerina na sua mistura, eles também tem o poder de hidratar o cabelo. Passei em todo comprimento e enluvei as mechas. Deixei agir por uns 30 minutos. Depois é só enxaguar.

4º passo – finalização: nunca dei muita bola para cremes finalizadores e leave-in, mas depois que meu cabelo ficou tão ressecado, os finalizadores que eu tinha em casa acabaram fazendo milagres no meu cabelo, por isso acabei investindo mais nesse tipo de produto. O que eu usei nesse tratamento foi o Revlon Unique one coconut misturado com um pouquinho de óleo de coco. Acabou que exagerei um pouco no óleo (e olha que passei bem pouco, da próxima vez vou passar ainda menos) e o comprimento do cabelo ficou levemente oleoso, mas nada que me incomodasse.

O resultado final foi um cabelo SUPER macio, com movimento nas pontas, coisa que eu não sabia o que era há muito tempo. Ele ficou um pouco oleoso sim, acredito que principalmente por conta do óleo de coco que passei no final, mas a saúde dos meus cabelos ficou outra!

Se o seu cabelo está bem ressecado recomendo você fazer um tratamento no estilo desse que acabei de te contar, não precisa ser exatamente os mesmos produtos, por isso fiz questão de explicar bem passo a passo pra você entender a lógica do negócio e fazer com o que você tem em casa. Faz ai e depois vem me contar o que você achou!

You May Also Like

0 comentários